Post

Faturamento da Cosmefar cresce mais de 70% em 2017

A Cosmefar, indústria que atua com o outsourcing de desenvolvimento e fabricação de cosméticos, bem como no compartilhamento de inteligência de mercado para empresas do setor, conseguiu aumentar seu faturamento em 71% no ano passado, mesmo em meio à crise que afetou o segmento.

O sócio-diretor da Cosmefar, Guilherme Alves Ferreira, afirma que o crescimento no faturamento da empresa se deu principalmente por conta de mudanças internas provocadas pela adoção da Solução Jiva, que também impactaram a produção, aumentando seu volume.

A Jiva é uma empresa especialista em apoiar a gestão de pequenos negócios. Sua solução é robusta e consiste na entrega de uma plataforma de gestão que alia tecnologia, por meio de um ERP, capacitação de pessoas e compartilhamento de melhores práticas em processos.

Com o apoio da Jiva, a Cosmefar conseguiu coletar dados que apontavam gaps significativos em sua gestão, como o fato de que as mercadorias mais comercializadas não eram as próprias da empresa, mas sim as terceirizadas. Essa informação, segundo Ferreira, foi fundamental para que a empresa optasse por mudar seu modelo de produção, que antes era misto, e se concentrasse apenas no outsourcing.

Para Ferreira, essa alteração no modelo de produção trouxe grandes diferenciais competitivos para a Cosmefar, que agora atende toda a cadeia produtiva de seus clientes até a entrega do produto ao ponto de venda, oferecendo consultoria, BI, planejamento de marketing e desenvolvimento e fabricação não só de produtos, mas também de embalagens.

“A Jiva tem nos ajudado a aplicar inteligência de dentro para fora da empresa, em todas as etapas desses processos. Ela ajuda até mesmo a gerenciar o negócio dos nossos clientes por meio dos indicadores de negócios, como vendas, custos de produção, metas, entre outros”, afirma Ferreira.

Outro gap identificado pela empresa após a implantação da Solução Jiva foi a ausência de informações relevantes de cada setor. Só com o apoio da Jiva, a Cosmefar passou a realizar análise de giro, indicadores-chave de processos e outros dados sobre os demais setores da empresa. Essa falta de insights, segundo Ferreira, acarretava gargalos no setor financeiro.

Além disso, a Jiva auxiliou a Cosmefar a melhorar seu controle operacional e reduzir os custos da empresa. Graças à solução, Ferreira diz que agora o negócio consegue otimizar o setor de compras, comprando apenas o que é necessário e evitando aquisições extras. Antes da implantação da Solução, a Cosmefar chegava a comprar o dobro de materiais, além do que era preciso para a produção. A assertividade no processo de compras permite uma economia significativa, que atinge toda a cadeia produtiva.

Entre os próximos passos da Cosmefar, está o investimento de 12% do faturamento obtido no último ano em melhorias na fábrica. A ideia é continuar investindo na Solução Jiva, para ampliar a automação na linha de produção e para otimizar o setor financeiro, visando, assim, o crescimento saudável da empresa.

Os principais gaps em processos

Segundo análise do Índice MahaGestão, os gaps mais críticos que impactam o segmento de indústrias são aqueles relacionados a estoque, distribuição e análises de desempenho de produção, de vendas e de fluxo de caixa. Todos esses processos são vitais para o bom funcionamento da empresa e a qualidade deles apoia o faturamento do negócio.

Enquanto as indústrias de bens de consumo cresceram 13,3% em 2017, a Cosmefar conseguiu crescer praticamente 6 vezes mais. Isso porque, com o apoio da Jiva, a empresa conseguiu detectar seus principais gaps operacionais e gerenciais para corrigi-los e destacar-se no mercado.

O post Faturamento da Cosmefar cresce mais de 70% em 2017 apareceu primeiro em Cosmetic Innovation.

Powered by WPeMatico

 

Categorias